quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Quase lá

 Então povo, depois de 4 semanas de reuniões está quase no final. Hoje tivemos a grande apresentação do nosso projeto.  O Pankaj e a Derya deram um show na introdução do nosso projeto, apresentaram vários slides que eles prepararam, melhor apresentado impossível, irretocável. Igor dando uma traduzida de primeira junto com o João. Foram apresentados o nosso grupo, as nossas atividades, as nossas pretenções, as metas a serem atingidas, enfim, o nosso trabalho árduo, litros e litros de suor e sangue, ok sangue não, mas enfim, tudo foi recompensado e agora o que estava só na imaginação agora tem forma, uma bela forma, ah e pra provar que eu não tô mentindo aqui tem umas fotos da palestra!




Viu? reparem que o Igor tem olhos laser.

Ah, e mais uma coisa! pra quem quiser assistir o que tá rolando na semana de extensão ao vivo pode assistir ao vivo pelo canal streaming, abre teu media player > arquivo >  > Abrir URL e coloca http://200.9.149.66.8080 e manda um OK e já pode assistir.

Enfim gente, foi tudo muito gratificante, mas tá só começando, o trabalho pesado está só por vir.

Palestra IBM

Ontem os IBMers deram uma palestra sensacional sobre o jeitão de ser IBM, eles relataram a metodologia da da IBM e as tendências da expansão de mercado da empresa e projetos de cunho filantrópicos, criados pela empresa.
Eles também manifestaram que é um orgulho e um prazer trabalhar na IBM.

Na foto vemos da esquerda para a direita os IBMers Sr. Pankaj, Sra. Derya e na extrema direita Igor o interprete.

sábado, 16 de outubro de 2010

The Lecture

On Wednesday I had the most hard mission until now. I translated a lecture about IBM for a college class. Derya and Pankaj have made Power Point Slides in portuguese to help the students to understand, and I tranlated what Pankaj said. The hardest part was remembering what was the first thing he said, i have a terrible memorie and i was nervous. But i got over those little problems and tried to do the best, and i guess it worked. The class seemed to understand, but in the end they didn't had a lot of questions to do, and it was disappointing . I guess everyone learned more about IBM and its projects, even me.

sábado, 9 de outubro de 2010

Second Week, or should I call it "Game Week" ?

I've been with Derya and Pankaj on Tuesday and Thursday. On Tuesday I translated a meeting with Jessica about the environment, and games about it. There were so many ideas from both sides to be developed. After it, we had another meeting about Work Security wich they got a lot of informations and stared thinking about games to make easier the employers understand what it it and how important is, just like the environment one.
On Thursday there was another meeting, but the professor who was supposed to be there missed it,then Tarcia and Jessica presented their games to Pankaj and Derya.
It's been really great working as a translator.

Camila.

Visita supimpa

Ih hoje o dia foi joinha. Ao invés da nossa sagrada e rotineira reunião, fizemos uma visita a Universidade Petrobras, um prediozão mega bonitaço cuja função é receber os funcionários da Petrobras e submetê-los a treinamento. Mas afinal, por quê cacimbas fomos pra lá? Bem, o Professor Marcelo em uma de suas aventuranças descobriu que naquele mesmo prédio, em meio a tantos setores de treinamento, existe um espaço onde é realizado um treinamento focado em segurança no ambiente de trabalho e conservação do meio ambiente, mas a grande sacada disso tudo é que o treinamento é feito através de um jogo desenvolvido exclusivamente para a Petrobras, e como esse jogo é resumidamente uma versão top mega master ohmygod professional plus do objetivo do nosso projeto, marcamos uma visita para conhecer o espaço. Para a visita o time convocado foi: Sr. Pankaj, Marcelão, L.B., João, dando aquela interpretada sagaz, e por último e definitivamente não menos importante, Eu, óbvio. Chegando lá fomos recebidos por um rapaz gente fina que nos guiou em um tour pelo jogo, chamado Desafio SMS (segurança, meio-ambiente e saúde), esse que é dividido em quatro etapas. A primeira é um cadastro básico, onde colocamos umas informações e tiramos uma foto da nossa carranca. Após feito o cadastro vamos diretamente por uma salinha de cinema onde assistimos alguns vídeos sobre a Petrobras e sobre meio-ambiente e segurança. Na terceira etapa vamo pra uma sala bem high tech, com painéis touchscreen, projetores, telas gigantes, LED's incontáveis, enfim, o negócio viciava só de chegar perto. O jogo se resumia a perguntas e respostas sobre SMS, quanto mais você acertava, mais pontinhos você fazia. Saindo dessa sala, entramos na última etapa, onde temos uma sala de repleta de computadores com uma espécie de the sims instalado, nesse tinhamos que movimentar um carinha e terminar algumas tarefas solicitadas. Depois de toda essa demonstração conversamos com o Sr. Helton responsável pelo treinamento do pessoal, a respeito do treinamento. No fim disso tudo despencamos de volta pro CEFET, e dalhe uma reunião com o pessoal.  Graças a visita já tivemos uma bela inspiração para o nosso projeto, afinal é a Petrobras cara. Agora é focar na semana de extensão, que tem como tema esse ano Ciência para o desenvolvimento sustentável: O CEFET/RJ, a Biodiversidade e Você, e é claro que vamos fazer uma pequena apresentação do nosso projeto, que já começou a ser elaborada, agora é só o estalar do chicote e encarar as próximas semanas.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Encontro joínha

Ontem de manhã o Sr. Pankaj e a Srta. Derya tiveram um encontro com o Professor Marcelo Maciel, professor das meninas de gestão ambiental, e com o Professor Marcelo Nogueira (Marcelão para os íntimos), nosso querido chefão, que também é professor do curso de administração. E claro que não poderia faltar aquele registro fotográfico básico ora essa. Então segue abaixo umas fotos do meeting de ontem:



quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A pretty suit and a nice breakfast

A nice breakfast, a nice breakfast indeed.When i woke up i could only think," Awnn, It's early, i'm sleepy, i don't want breakfast, i want my bed, i can't dress well for these events, social pants? c'mon i'm wearing Jeans and Sneakers, but i have to use this Jacket, allright, i just hope its worth it" , and it was worthy, very worthy indeed, hahahha, not only for the food, a good oportunity for contact came up, from CI, one study exchange programs company, and they were ver intrested in the Brazil-Canada professional study meeting that we're helding and i'm being part of, and a consensus has been reached that will be of mutual benefit for both CEFET and CI if a more close contact was made, hopefully a new partnership can be initiated that will be beneficial to all parties involved. After that we went for a Benchmarking with IEG, and things seemed to go pretty well, lots of usefull information obtained there, and another promising parter may have just shown up. well that was it, hopefully i'll be invited to the next breakfast, it's worth having to wear a suit, *laughs*.

Uma manhã na Carioca

Boa tarde pessoal,

Hoje tivemos uma reunião, marcada para as 10h, com o Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) que faz parte do grupo Visagio e também é uma parceira da CEFET Jr. Consultoria. Um dos serviços/produtos deles são os jogos empresariais.
Eu iria encontrar com o professor Marcelo, o João, a Derya e o Pakaj às 9:30h na confeitaria Colombo, mas acabou acontecendo um imprevisto que eu não consegui achá-los porque a atendente da confeitaria falou que o segundo andar não estava aberto, mas depois fui descobrir que era lá onde ele estavam.
Tomei a decisão de ir sozinho ao encontro com o empresário Bruno Leonardo (Diretor e um dos fundadores da Visagio) para não perder essa oportunidade que eu não saberia se teríamos de novo.Comecei a conversa com um tom mais descontraido junto com algumas perguntas que agregariam ao nosso projeto até o pessoal chegar. Quando eles chegaram, os IBMers fizeram diversas perguntas estratégicas sobre a empresa, como clientes, formentação dos jogos, quantidade de pessoas que estão envolvidas, demanda, como é a realização dos jogos nas empresas, entre outras perguntas (sempre muito bem introduzidas na conversa, não deixando a reunião com um clima pesado) e tudo era anotado nos seus famosos cadernos inseparáveis. Resumindo, a reunião foi muito produtiva e agradável.
Aah, não posso me esquecer do "obrigada" que a Derya se despede e que sempre me faz rir. Aliás, na volta para o CEFET, onde somente eu, o Pakaj e a Derya estavamos no táxi , eu descobri que ela deve estar estudando português, pois ela falou diversas palavras comigo, criando frases e tudo!!
Então pessoal, a reunião foi mais ou menos isso ai, mais detalhes serão dados nas nossas reuniões diárias (que nem sempre é realizada com todos ao mesmo tempo, mas eles devem passar para todo mundo).
O resultado da manhã de hoje foi: muita informação importante, um exemplo de empresa, risadas e um passo a frente no nosso projeto!



Abraços,

Gabriel Santos.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pequena Tarcia e o grande projeto

Participar desse projeto, está sendo uma experiência muito boa. Estou podendo aprender e compartilhar conhecimentos, além de conhecer pessoas muito legais.
Espero poder ajudar cada vez mais no desenvolvimento e na execução desse projeto que possui uma equipe muito capacitada para que dê tudo certo! 


Tarcia Valga

IBM meets povão da web

Lembra que ontem o Leonardo (AKA LB ou AKA2 Cream Cheese, à vontade do cliente) citou rapidamente que tivemos um encontro com o professor Eduardo, coordenador geral do nosso curso? Pois bem, hoje tivemos encontro com o professor Eduardo parte 2, na verdade foi muito mais do que um simples encontro como o de ontem, foi quase uma mega convenção de professores do nosso curso. Além das apresentações para o Sr Pankaj e para a Srta Derya de alguns jogos desenvolvidos por alguns estudantes do nosso curso para uma das nossas matérias eletivas, houve uma explicação geral a respeito do nosso curso, como o objetivo e as matérias ofertadas, tudo claramente explicadinho, sem deixar vestígios de dúvidas, e no grand finale rolou aquele bom e velho cafezinho diliça. Enfim, no final das contas um rápido agracimento especial pro lorde Eduardo, que com a maior consideração desse mundo cedeu um tantão do seu precioso tempo pra ajudar o nosso grupo, com uma boa vontade admirável.

What a tuesday!

Tuesday has been a troubled day, i've been all weekend at home because i had a problem with my contacts and my eye got hit pretty hard. I disobeyed medical advice actually, and returned one day earlier than expected, because Igor had 2 wisdom teeth removed so, he was unable to show up, and i had to cover up for him. Most of the day has been mostly spent translating and catching up with what i've missed from friday and monday, not an easy day, spent most of it on the rush, but everything is fine now, hopefully no more surprises and quiet times from now on, untill the end of the project.The good news,  (there had to be some, right?hahahaha), tomorrow we have an business breakfast at the famous Colombo Bakery at downtown, and hopefully we can make usefull contacts and meet possible investors/clients to the project.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Hard Work!

Hello guys, Igor speaking! This week is going to need a lot of hard work, since next week we have several holidays on Brazil and only 2 days of work (on october 11th, 12th and 15th, CEFET won't work). Altough this, I might say this is probably going to be one of the most important weeks of our project, and we'll probably meet companies like Petrobras, that's one of the biggest companies of Brazil! I'm really Excited! Bring it on, Week!

Segunda feira da Segunda semana

Hoje tivemos uma reunião pela manhã aonde analisamos as pesquisas de Hardware e Software, as quais eu (Leonardo) e Cesão fizemos. Nesta análise pudemos medir os padrões desejados.
Mais tarde tivemos uma breve reunião com o Professor Eduardo Bezerra, que apresentou com clareza (e bota clareza nisso) os cursos técnico e tecnólogo para os IBMers.

sábado, 2 de outubro de 2010

Cinco dias e um post

Ontem, Sexta-Feira, encerramos a primeira semana de trabalho do nosso grupo. Houve uma reunião básica com as ilustres participações de: Eu (é claro), o Leonardo, o Igor dando aquela interpretada very helpfull, e por último e não menos importante, o Pankaj e a Derya. Nessa conclusão da primeira semana foi gerado um escopo geral do nosso projeto, para a partir dele, trabalharmos nas próximas semanas. Nessa próxima semana as coisas vão ficar realmente divertidas, o que já está tomando forma, vai tomar mais forma ainda, já temos vários compromissos e reuniões pra essa semana (acompanhe os próximos capítulos). Um resumo dessa semana? Bem, ocorreram travadonas na comunicação, problemas de luz em escala Cefetiana, e pequenos imprevistos, mas mesmo assim não poderia imaginar uma semana de trabalho mais perfeita e produtiva do que essa, e só tende a ficar mais melhor de bom. Cesão câmbio desliga.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

As loucas aventuras do grupo de tradução do turno da tarde, parte final!

I'm Camila Porto, a student of CEFET-RJ, one of the three interpreters with João and Hellen.
On this friday,October 1ST i had the opportunity to met Derya e Pankaj,of IBM. They are here to work and my first impression of them is that they're really polite and friendly. As an interpreter, I translated one meeting for them, and helped in another one. The first meeting was about their project of environment  and the second one was with Marcelo, which Derya and Pankaj talked about their entire project and its possibilities to happen. They are really involved and excited with this process .
It was easy to translate and comprehend what they were saying, and  I must confess that I've gotten a little bit nervous at the first time, but  as I was talking to them,I got more confident.
This is a great opportunity for me,as a student of CEFET-RJ, to improve my English and learn more and more.And i'm happy of being a part of it all.

As loucas aventuras do grupo de tradução do turno da tarde, parte 2

Hi, my name is Hellen. I’ll be one of the 4 translators that will help Pankaj and Derya to be understood.
On Wednesday, me and João Henrique met them for the first time. It was really good, because they are simpathyc and nice. Then, we had lunch with them in Da Vinci and, after, we went to Turma Cidadã. There, we could know more about the Turma Cidadã’s goals and show this beautiful project to them.
On Thursday, we could help them again. We translated a meeting with Jessica and Tarcia, two students from Environment Management.
And, today (Friday), me and Camila, translated a meeting with Gabriel, a student from Administration.
It’s being really rewarding, because that is a great opportunity to improve my english and earn some experience.

Hellen Lima

As loucas aventuras do grupo de tradução do turno da tarde, parte 1

Hi, I’m João Henrique and I am one of the three translators in the afternoon, on Wednesday, me and Hellen had the pleasure to met Pankaj and Derya in Cefet Jr, and after we had lunch together at a restaurant near of military school. They did not let us to pay our count. After the lunch, we went to Turma Cidadã for Pankaj and Derya to know this excellent project about the recycling, selective collection, in other words, about your goal.
Yesterday afternoon we had a meeting about environment with Jéssica and Tarcia, they are students of Environmental Management, we talked about the games that will be developed and the meeting was a success.

Hugs, João Henrique.

Ladies and Gentlemen

"Well, when i was first called to this project, i had no idea what it was all about. It all began when Marcelo requested a translator for a telephone conference; I was assigned to him, and helped him through it. After that I had thought my job was done, a mistake I don’t regret. When Pankaj and Derya first arrived on Monday, September 27th , their translators hadn’t yet been chosen. I went in to cover for it, and slowly found myself every day, every hour, every minute more dragged into it, and now I feel like I’m part of this team, and I’m not only glad, but proud to be part of it. As for my first impressions, booth Pankaj and Derya seem to be very nice, incredibly professionals, but without losing their human part, each one in its own way, while Pankaj is a more Family person, Derya is more a people person, with great interest in making everyone participate and be as active as possible. "

Abraços, João

A história da Menina Ambiental e seu querido projeto

         Nessa segunda-feira, dia 27 de setembro de 2010, recebemos a Srta Derya, que vive e trabalha na Turquia, e o Sr Pankaj, que nasceu na Índia, mas que atualmente vive e trabalha em NY, em uma reunião no CEFET-JR que reuniu o grupo todo. No dia seguinte, houve uma reunião comigo e com a Tarcia, alunas de Gestão Ambiental do CEFET/RJ, junto com os visitantes da IBM. A reunião foi muito proveitosa. Na quinta-feira, outra reunião, onde além de trabalharmos no projeto conversamos sobre a cultura de cada país ( Brasil, Turquia, Estados Unidos e Índia) e ganhamos ( eu e Tarcia) maravilhosos presentes deles.Amei, com muito sinceridade, os presentes. São lindos! E ambos o Sr. Pankaj e a Srta. Derya são super simpáticos.
        Estou muito feliz com esse projeto pois além de estar me aprofundando mais na minha área, meio ambiente, também estou aprendendo mais o inglês.

                      Jéssica Bispo.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Singelas palavras

No dia 29 de setembro, fizemos contato com dois IBMers. O primeiro encontro ocorreu na sala de reunião CEFET JR (uma entidade civil, sem fins lucrativos, de natureza social, educacional, cultural e tecnológica), minha função lá era representar o Prof. Marcelo Nogueira, mesmo assim aproveitei a oportunidade e auxiliei os estudantes quanto à comunicação com os executivos e pude aprimorar meus conhecimentos sobre o programa que será desenvolvido em breve na instituição.
Sendo assim, este é apenas o primeiro passo diante dos inúmeros acontecimentos que estão por vir.

                                                                                                    
                                                                                               Thaysa Bezerra.

A Trupe

Nos capítulos anteriores, citei rapidamente sobre o nosso grupo, mas pra coisa toda ficar bonita, vamos associar alguns rostos aos nomes.

Esse é o povo (repare em quantas pessoas bonitas podem caber em uma única foto).
Comecemos da forma padrão, da esquerda para a direita, necessariamente nessa ordem:

1 - Esse rapaz gente boa de camisa azul aí, que mal consegue segurar esse sorriso de orgulho na boca é o Professor Marcelo. Ele que é o responsável pelo nosso grupo e o próprio escolheu cada um dos estudantes da equipe a dedo (por tanto caso aconteça algo que não deveria ter acontecido, culpe ele). Foi o Professor Marcelo em sua excelência, que deu a idéia do nosso projeto e instrui todo mundo a fazer tudo certinho com muita responsabilidade.

2 e 3 - Eu sei, eu sei, como cabe tanta beleza em dois singelos rapazes, seria a mãe natureza em um momento de suprema inspiração? Enfim, esses são o Leonardo, meu querido coleguinha de curta data mas não menos querido, e é claro, eu mesmo. Nós somos os encarregados pela parte de TI no grupo, ambos estudamos no curso de graduação em Sistemas para Internet, aqui no CEFET.

4 e 5 - Esses são respectivamente o Sr. Pankaj, Consultor de Gerência Senior na IBM dos Estados Unidos, e a Srta. Derya, Consultora Senior na IBM da Turquia. Esses são nossos queridos representantes da IBM que vieram auxiliar o nosso projeto, um baita de um auxilião diga-se de passagem. São pessoas admiráveis, tratam os estudantes de uma forma tão irretocavelmente respeitosa, com muita paciência até até mesmo naquelas horas em que o que deveria ser inglês se transforma na lingua de hmmmm...'s errrmm...'s, são imensuravelmente solicitos, e sempre se mostram dispostos em ajudar em questões relacionadas ao projeto, ou até para contar algumas belas histórias de suas vidas pessoais. Digo aqui que durante o nosso tempo de convívio todos os participantes do projeto saberão ofertar todo o respeito e atenção em retribuição a toda essa consideração, e ao ar da graça de suas presenças que se faz presente a cada encontro.

6 - Uma menininha muito bonitinha e tão simpática quanto, essa é a Tarcia, ela é uma das duas estudantes de Gestão Ambiental que compõem nossa equipe.


7 - A mocinha de pequena estatura se chama Jéssica e estuda com a menina estrategicamente a sua esquerda, apesar de aparentar lotes e lotes de timidez, esbanja oceanos de pura simpatia.

Nice to meet you! :D

Hi guys, I'm Igor! I'm 19 years old and finishing high school in CEFET/RJ. I've just entered the project as one of the translators, and, I gotta tell you, I'm really Happy of being part of it! The opportunity of meeting two people from IBM is just great. So, I met Derya and Pankaj yesterday, and they're really nice. I'll work really hard to do everything is possible and help my friends who doesn't speak english!

Semana em Fotos

Oi, aqui quem fala é o Leonardo e vim aqui para mostrar a primeira semana em fotos!

Na Segunda foi o primeiro dia de reuniões e foi muito bom para conhecer a todos da equipe e ter os primeiros contatos com os IBMers




Na Quarta tivemos a visita do pessoal IBM Brasil aqui no CEFET para verificar como está indo o projeto. Cheguei atrasado, mas cheguei a tempo da foto!



Na Quinta tivemos um dia bem leve e a Sra. Deyra e Sr. Pankaj falaram um pouco de suas vidas e familias.




Ok. pessoal
Vida longa e próspera!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Impressões,

as primeiras é que ficam. Ontem enfim iniciamos a nosso projeto, a princípio não posso me aprofundar em detalhes técnicos, mas vou contar um pouco sobre o dia não tão rotineiro de ontem.
Logo de manhã fomos apresentados a nossa equipe, formada de estudantes e orientadores, não necessariamente nessa ordem. Para nos auxiliar tivemos a ilustre visita de duas simpáticas figuras. Uma é o Sr. Pankaj, consultor de gerência Senior na IBM em Nova York, a primeira vista um homem de postura deveras séria, mas não falhava em dar um simpático sorriso vez ou outra. A outra é a Srta. Derya, Consultora Senior pela IBM da Turquia, muito espontânea e conversativa. A equipe propriamente dita, composta de estudantes, os quais eu não vou me aprofundar no momento, é orientada pelo Professor Marcelo, nosso hammm... Digamos assim, se nós estudantes fossemos os power rangers, ele seria uma espécie de Zordon.
Todos tivemos uma reunião onde tentamos passar as idéias do nosso projeto para que pudessem ter um visão parcial dos nossos objetivos e pretenções. Depois demos um rápido intervalo para um típico almoço brasileiro, onde alimentamos nossa mente com interessantes assuntos, e nossos estômagos com uma interessante refeição. A seguir voltamos para uma rápida conclusão da reunião, e entre conversas e brainstormings um tempo para um bela foto cheia de rostos sorridentes.